Fazenda Lagoinha
Conheça a Historia do Produtor do seu café
A Fazenda Lagoinha é um lugar extraordinário e inovador, uma referência nacional em sustentabilidade com agricultura regenerativa. Para substituir os agrotóxicos no controle de pragas, Matheus e Kadu utilizam os próprios predadores naturais para combatê-las: joaninhas, vespas, abelhas. Cada um desses agentes da natureza também trabalha para garantir a qualidade do seu café. A estratégia usada é um mix de plantas junto aos pés de café, cada uma com sua função. Algumas atraem os insetos, outras descompactam o solo. A junção de todas essas plantas, com o tempo, garante um solo coberto de folhas e matéria orgânica.
Ao andar entre as fileiras de café, o solo está sempre úmido e frio, coberto de matéria vegetal que amortece e protege a terra. Conseguimos cavar a terra com os dedos facilmente! Nem as rodas do trator conseguem compactar a terra e impedir a passagem de água e nutrientes. Mesmo nas maiores secas, as plantas de café estão sempre vegetando com muita saúde, graças à retenção de umidade na cobertura. A fazenda é uma das poucas certificadas com agricultura regenerativa no sul de Minas e se recusa a usar até mesmo substâncias permitidas para manter a certificação.
Matheus e Kadu são dois jovens que vivem por um propósito. Não é sobre um certificado, é sobre ter a natureza como aliada, trabalhar de mãos dadas com ela e mostrar na sua xícara o resultado de um processo perfeito. A Fazenda Lagoinha caminha para se tornar a fazenda mais sustentável do Brasil.
É uma honra para nós trabalhar com parceiros como a Fazenda Lagoinha e ter a chance de entregar na sua casa os melhores cafés do Brasil.